Pisquei o olho e os primeiros 100 dias letivos do doutorado se completaram. O ritmo foi intenso, desde o momento em que conheci minha orientadora, Profa. Dra. Vera Sabóia, até o encerramento do primeiro semestre.
Aulas, viagens para Niterói, noites em claro, encontros e desencontros próprios do processo de adaptação a um novo desafio. Confesso que a saudade de pesquisar com metodologia já batia à porta, e foi seguindo o fluxo da vida que decidi encarar mais uma pós-graduação. Cursar as disciplinas tem sido uma experiência de entropia e elucidação no ato de pesquisar. O valioso exercício de romper com velhos conceitos para refletir sobre transformações sociais tem se tornado um caminho de busca pelo sentido e pela relevância desta pesquisa.

O doutorado também se revelou fonte de autoconhecimento. Tenho me surpreendido com o alcance que podemos ter diante da vasta produção de universidades e grupos de pesquisa. As minhas inspirações, aprendizados e contribuições começam nas salas de aula da UFF e se estendem a instituições como Fiocruz, UFTM, USP e Unicamp. Esses diálogos e trocas estão contribuindo para o amadurecimento desta pesquisadora que vos escreve. E como me sinto grata pelo espaço de discussão que existe sobre a saúde universitária dentro do ITA.

O planejamento desse trajeto está carregado de esperança e propósito. A proposta da pesquisa tem nutrido meu coração e minha alma com a possibilidade de contribuir para o meu entorno.
Seria audacioso pensar em inovação em meio a um contexto tão desafiador? Talvez sim, talvez não… vai depender de quem embarca nesse sonho junto com a gente.
Como diria o poeta Fernando Pessoa: “ tudo vale a pena se a alma não é pequena“. E nesta vibe nos colocamos aqui, vivendo a vida com a ambição voltada para o bem e com os sonhos que fazem as pernas tremerem. Ah, aquela boa adrenalina…
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” Fernando Pessoa
Meu agradecimento especial à família, amigos e professores que tornam esta caminhada possível, sem jamais esquecer do bem viver.

Desejo muito sucesso em toda essa trajetória! Que cada conquista seja motivo de orgulho e inspiração! Sou muito feliz em fazer parte da sua turma, não só na construção do conhecimento, mas também de momentos que levaremos para a vida!
Muito obrigada Márcia! Os desafios viram projeto de vida quando temos pessoas como você ao nosso lado. É divertido pensar que para cada susto teremos um copo de café, uma risada e o apoio mútuo para essa construção. Que bom que estamos juntas nesse barco 🙂
Parabéns por tudo que conquistou e pelo brilho que imprime na sua trajetória. Sinto orgulho e gratidão por acompanhar sua evolução.Sucesso!!!👏🏻🎓🌟😘
Prof Vera, a senhora me inspira tanto… obrigada por andar de mãos dadas comigo nesse percurso do doutorado. Sua orientação traz a minha essência de volta ao trabalho. Serei eternamente grata.