O Aconselhamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi criado por volta da década de 1960, inspirado na experiência do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Desde o início, teve como objetivo acolher os estudantes ingressantes e oferecer apoio institucional ao longo da graduação. Na época, a proposta concentrava-se no desempenho acadêmico e no acompanhamento da trajetória curricular dos alunos.
Em resposta às transformações vividas pela comunidade acadêmica e aos desafios enfrentados pelos estudantes, o ITA reformulou o programa, que passou a se chamar Novo Aconselhamento. A coordenadora responsável pelo projeto, Prof.ª Dr.ª Cristiane Pessôa da Cunha, destaca que a atualização foi inspirada na experiência do Instituto Técnico de Lisboa, em Portugal, cuja longa tradição em tutoria no ensino superior contribuiu decisivamente para essa nova proposta.
“Juntamos a experiência do Aconselhamento do ITA com a experiência do IST e formulamos a proposta do Novo Aconselhamento” Profa. Dra. Cristiane

A nova fase do programa teve início em 2019, com foco na formação integral do aluno. Fruto de escuta ativa, reflexões institucionais e diálogo com os estudantes, o programa representa uma mudança significativa na forma de acompanhar a vida acadêmica. A abordagem atual considera os aspectos biopsicossociais do cotidiano discente, ampliando o olhar para além das notas e prazos.
Os Professores-Conselheiros são docentes do ITA que se inscrevem anualmente por meio de edital, publicado ao final do terceiro trimestre letivo. Eles atuam de forma voluntária e contam com o suporte técnico da equipe de psicólogos da Divisão de Assuntos Estudantis, sempre que necessário.
“É um projeto que eu acredito muito. Acredito na proposta de humanização, de se antecipar às necessidades dos alunos e de capacitar os professores para atuarem no projeto. O intercâmbio das experiências desse programa tem sido fundamental para o sucesso do Novo Aconselhamento” Psicóloga do Novo Aconselhamento Daniela de Castro
O Novo Aconselhamento busca construir vínculos de confiança entre professores e alunos, valorizando uma escuta atenta, empática e sem julgamentos, capaz de acolher dúvidas e fragilidades. Para isso, os conselheiros recebem capacitação específica sobre temas ligados à vida universitária, tornando-se figuras de apoio e referência ao longo da jornada acadêmica.
O programa integra a estratégia institucional de acolhimento aos ingressantes, especialmente nos dois primeiros anos de graduação. Foi implementado de forma participativa, com etapas-piloto, rodas de escuta e oficinas, e hoje constitui uma rede de apoio essencial à trajetória dos estudantes no ITA.


Querida Luciana, estou adorando ver os registros da caminhada da DAE…da minha caminhada….da caminhada dos que estão ao nosso lado…da sua caminhada…E olhar para esses registros tão importantes, me deu força e esperança para continuar! Suas contribuições, seu olhar sensível e atento são fundamentais para a contrução do bem-viver no ITA! Obrigada!
A sua companhia nessa jornada tem sido fonte inspiradora de coragem e determinação. Muito obrigada por construir esse propósito junto comigo, Professora Cristiane!